sábado, 30 de abril de 2011

Pre-historial sobre a Tecnologia VoIP


                                   Breve historial sobre tecnologia VoIP , por googleTechTalks.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Plataforma de Comunicações unificadas- Parte 1

Elastix e um software Open source (Código aberto) sob a licença GPLv2, que estabelece um ambiente para comunicações unificadas. o objectivo primário do elastix e de incorporar todas alternativas de comunicação numa única plataforma.

O projecto começou como uma interface de relatório de chamadas da ja famosa plataforma Asterisk .lançado no ano de 2006 , um ano apos o projecto cresceu e culminou numa distribuição separada o Asterisk.

Pagina oficial de Download :  http://www.elastix.org/en/downloads.html

Conferencia Anual da (TIA) -Associação da industria de telecomunicações .

 

 
TIA (Telecomunication industry association) - Associação de industrias de telecomunicações   e   uma organização  internacional de Telecomunicações , oferecem de igual modo certificações profissionais na arena de Telecomunicações e tecnologias convergentes tais como :
 
 
  • CTP (Convergence technology professional) ,
  • CCT (Certified in converged technologies)

Organiza  a sua conferencia anual em Dallas Texas no mês de Maio..sob o lema "Inside the network"mais info no Site Oficial  : http://www.tia2011.org/

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Dia 04.CCNA Voice

Tópico : Soluções de Comunicações unificadas da Cisco
Lição: Componentes do Sistema de comunicação unificada da Cisco.

Os componentes do CUC(cisco unified communication) solution que consta no sylabus do ICOMM sao :

1. CUCME (Cisco Unified communication Express)
 


àCUCM(Cisco unified Communication) :


àCisco unity Connection (CUC) :

àCisco Unified Presence.

Extra Bonus : Para complementar os videos acima, posto aqui mais um video de overview geral da suite de Comunicações  unificadas da Cisco.

Bom Proveito :) !

Dia 03.CCNA Voice

Tópico :    Exame ICOMM v.8.0 Intruduzing Cisco Voice and Unified Communications Administrattion
Lição: Detalhes do Exame.


Exam Description:

The Introducing Cisco Voice and Unified Communications Administration (ICOMM v8.0) 640-461 exam is associated with the CCNA Voice certification. This exam tests a candidate’s knowledge of the architecture, components, functionalities, and features of Cisco Unified Communications solutions. It also tests the knowledge needed to perform tasks such as system monitoring, moves, additions and changes on Cisco Unified Communications Manager, Cisco Unified Communications Manager Express, xCisco Unity Connection, and Cisco Unified Presence.


EXAM TOPICS :

·                 Describe the components of a Cisco Unified Communications solution and identify call signaling and media stream flows.
·                 Provide an overview of administrator and end-user interface options in Cisco Unified Communications Manager, Cisco Unified Communications Manager Express, Cisco Unity Express, Cisco Unity Connection, and Cisco Unified Presence.
·                 Understand call flows in Cisco Unified Communications Manager and Cisco Unified Communications Manager Express.
·                 Perform endpoint and end-user administration tasks in Cisco Unified Communications Manager and Cisco Unified Communications Manager Express.
·                 Describe the telephony features supported in Cisco Unified Communications Manager and Cisco Unified Communications Manager Express.
·                 Administer users in Cisco Unity Connection and Cisco Unified Presence, and enable the most commonly used features for both applications.
·                 Describe how to maintain a Cisco Unified Communications solution.








terça-feira, 19 de abril de 2011

Dia 02.CCNA Voice

Tópico : Perspectiva da Telefonia antes da Convergência

Lição
: Sinalização (Continuação) & Comunicação análoga versus Digital

  • Sinalização ( Cont)

Sinalização de endereço:


  • Problemas com Sinalização análoga

  • Comunicação análoga versus Digital 

      Alguns dos problemas com comunicação análoga inclui :
      Degradação  ( Perca de sinal)
    o uso de repetidores para aumentar a cobertura do sinal  , regenera a voz , também
amplifica o sinal de barulho ( Noise ).
     
      A aglomeração de fios torna-se difícil  para manter  . um solução para envio de chamadas múltiplas  usando uma única linha torna-se necessária .Comunicação digital vem para responder a essa demanda.

  • Digitalização (Processo de conversão de análogo para Digital)
O Processo de conversão de sinal análogo a digital  inclui :

1. Samplagem do Sinal
2. Quantizacao  do sinal
3. Encodificacao do sinal quantizado em formato binário
4. Comprimir o “Sample” para conservar largura de faixa  (Opcional)


O sinal Digital usa números par representar os níveis de voz , em vez de usar sinais eléctricos (análoga)  .

Extra Bónus  (Curiosidade):
Como vocês já sabem que eu estou ligado ao mundo da musica ,  já aqui falando de samplagem , e  sinal análogo e digital não resisti em fazer uma pequena  pesquisa  sobre o que acontece durante o processo de Mistura e Masterizacao de uma musica, ou Som.
Como o próprio nome diz é misturar, juntar todos os instrumentos e vozes ao mesmo tempo. Na gravação são usados vários canais: do canal 1 ao 16 do 16 ao 32 etc.
Em mistura estéreo, que é a mais utilizada para a gravação de CD, todos os instrumentos devem actuar no máximo em dois canais (estéreo). Quando falamos em estéreo é preciso pensar numa imagem estéreo, o que é isto?
Sentados de frente a duas colunas acústicas, temos o lado esquerdo, o direito, o centro e também todos os pontos entre o esquerdo e o direito. Existe também a profundidade, ou seja, o som de um determinado instrumento pode estar na frente ou atrás. Como experiência ouve um CD bem ao meio das colunas acústicas e tenta observar de olhos fechados todos esses pontos e repara todas as sensações que uma boa mistura oferece.
Os principais parâmetros são: Pan, Volume, Equalização, Efeitos, Ouvido Tempo.

Pan :
Define em que lado são colocados os instrumentos.
Na mistura é importante Ter um pan balanceado. Não deve “pesar” em nenhum dos lados e assim, em geral, os graves ficam ao centro ou próximo do centro.
Quando há dois instrumentos harmónicos a tocarem a mesma harmonia é prudente inverter o pan de ambos. Por exemplo, a primeira guitarra um pouco para a esquerda e a segunda guitarra um pouco para a direita.

Volume :
O nível do volume é muito importante. Normalmente a voz fica na frente e os instrumentos ficam noutro plano.
Para iniciar bem uma mistura, deve-se começar com um instrumento que faça a base da música , bateria, percussão o piano ou a viola em certos casos e ir aumentando cuidadosamente. Cada mistura é diferente é diferente da outra..

Igualização :
É onde se timbram os instrumentos deixando-os mais graves, agudos ou médios. Muitas vezes, na mistura o mais importante é o instrumento soar bem junto de outros, portanto , sempre ouve os instrumentos juntos para tirares uma conclusão durante a mistura.

Efeitos :São os efeitos que provocam a sensação de profundidade na mistura. Reverb, Chorus, Flange e Delay são normalmente os mais usados, mais há milhares deles.
Ouvido :Este é o principal instrumento a ser usado, pois é dele que tiramos todas as sensações. Procurem sempre esquecer a parte técnica, no acto das audições é preciso que a música soe bem e que ouçam todos os instrumentos. Caso isto não aconteça, parem algum tempo para descansar e recomecem num outro dia. Provavelmente essa música já soará de forma diferente, analisem sempre tudo ao pormenor.

Masterizacao

Para uma boa mistura o tempo é fundamental, requerendo pelo menos duas horas por música( tema); menos que isso, só em raras excepções. Em alguns casos, o tempo pode chegar a oito horas ou até mais.
Depois de feita a mistura das músicas é prudente gravar um CD e levá-lo para ouvir com cuidado todas as músicas, aproveita escolhe a ordem dos temas e certifica de que não há mais nada a fazer. Caso haja algo a fazer, não desesperes é normal faz parte do processo. O importante antes de masterizar é ter a certeza de que não há mais alterações nas misturas dos temas.

NB:
Este artigo esta imcompleto e sera actualizado em oportuno momento

 

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Dia 01.CCNA Voice

Tópico : Perspectiva da Telefonia antes da Convergência

Lição: Comunicação análoga & Sinalização.


Historia da  da Telefonia (Alexander Grand bell  / Antónia Meucci)

 
Alexander Graham Bell (Edimburgo, 3 de Março de 1847Nova Escócia, 2 de Agosto de 1922) foi um cientista, inventor e fundador da companhia telefónica Bell.
Embora historicamente Bell tenha sido considerado como o inventor do telefone, o italiano António Meucci foi reconhecido como o seu verdadeiro inventor, em 11 de junho de 2002, pelo Congresso dos Estados Unidos, através da resolução N°. 269. . Meucci vendeu a patente do aparelho a Bell nos anos 1870.António meucci Porém, devido a dificuldades financeiras, Meucci apenas conseguiu pagar a patente provisória de sua invenção. Acabou vendendo o protótipo do telefone a Alexander Graham Bell, que, em 1876, patenteou a invenção como sua. Meucci o processou, mas acabou falecendo durante o julgamento e o caso foi encerrado. Assim, Graham Bell foi considerado durante muitos anos como inventor do telefone.O trabalho de Meucci foi reconhecido postumamente em 11 de junho de 2002, quando o Congresso dos Estados Unidos aprovou a resolução N°. 269, estabelecendo que o inventor do telefone fora, na realidade, Antonio Meucci e não Alexander Graham Bell


  • Fonógrafo:


O fonógrafo foi inventado em 21 de Novembro de 1877, por Thomas Edison. O aparelho consistia em um cilindro com sulcos coberto por uma folha de estanho. Uma ponta aguda era pressionada contra o cilindro. Conectados à ponta, ficavam um diafragma (uma membrana circular, cujas vibrações convertiam sons em impulsos mecânicos e vice-versa) acoplado a um grande bocal em forma de cone. O cilindro era girado manualmente, e conforme o operador ia falando no bocal (ou chifre), a voz fazia o diafragma vibrar, o que fazia a ponta aguda criar um sulco análogo na superfície do estanho. Quando a gravação estava completa, a ponta era substituída por uma agulha; a máquina desta vez produzia as palavras quando o cilindro era girado mais uma vez.
Thomas Edison trabalhou nesse projecto em seu laboratório enquanto recitava "Mary Tinha um Carneirinho " e reproduzia-a.

Impactos na História da Música

Apesar de ter sido desenvolvido por Edison como um equipamento para o registro da voz falada, o Fonógrafo foi rapidamente adotado  como meio para registro musical, abrindo possibilidades ainda não existentes para o registro da música popular pelo Mundo.


  • Comunicação  análoga  

Um sinal análogo, usa a propriedade do dispositivo que esta a captar o Sinal áudio  para  enviar  a informação .No mundo de hoje aonde tudo esta conectado usando cablagem, os sinal análogo são enviados usando corrente eléctrica. Alguns dos componentes   inclui :

à Voltagem  electrica
àFrequencia electrica
àCorrente electrica.


  • Tipos de Sinalização em comunicações análoga:Existem 3 tipos de sinalização para comunicações análogas nomeadamente:
  • Sinalizacao   informacional  
  • Sinalizacao  “ loop start  Ground start “
  • Sinalização de Endereço.

Cada circuito análogo  esta composto por pares de fios
um fio neutro  ,  sinal positivo da conexão  também conhecido  por  Tip”.  O  outro sinal  negativo da conexão  também conhecido por “Ring”. 




 
Embora historicamente Bell tenha sido considerado como o inventor do telefone, o italiano António Meucci foi reconhecido como o seu verdadeiro inventor, em 11 de junho de 2002, pelo Congresso dos Estados Unidos, através da resolução N°. 269. [1]. Meucci vendeu a patente do aparelho a Bell nos anos 1870.
António meucci
Porém, devido a dificuldades financeiras, Meucci apenas conseguiu pagar a patente provisória de sua invenção. Acabou vendendo o protótipo do telefone a Alexander Graham Bell, que, em 1876, patenteou a invenção como sua. Meucci o processou, mas acabou falecendo durante o julgamento e o caso foi encerrado. Assim, Graham Bell foi considerado durante muitos anos como inventor do telefone.O trabalho de Meucci foi reconhecido postumamente em 11 de junho de 2002, quando o Congresso dos Estados Unidos aprovou a resolução N°. 269, estabelecendo que o inventor do telefone fora, na realidade, Antonio Meucci e não Alexander Graham Bell


  • Fonógrafo:

O fonógrafo foi inventado em 21 de Novembro de 1877, por Thomas Edison. O aparelho consistia em um cilindro com sulcos coberto por uma folha de estanho. Uma ponta aguda era pressionada contra o cilindro. Conectados à ponta, ficavam um diafragma (uma membrana circular, cujas vibrações convertiam sons em impulsos mecânicos e vice-versa) acoplado a um grande bocal em forma de cone. O cilindro era girado manualmente, e conforme o operador ia falando no bocal (ou chifre), a voz fazia o diafragma vibrar, o que fazia a ponta aguda criar um sulco análogo na superfície do estanho. Quando a gravação estava completa, a ponta era substituída por uma agulha; a máquina desta vez produzia as palavras quando o cilindro era girado mais uma vez.
Thomas Edison trabalhou nesse projecto em seu laboratório enquanto recitava "Mary Tinha um Carneirinho " e reproduzia-a.

Impactos na História da Música

Apesar de ter sido desenvolvido por Edison como um equipamento para o registro da voz falada, o Fonógrafo foi rapidamente adotado  como meio para registro musical, abrindo possibilidades ainda não existentes para o registro da música popular pelo Mundo.


  • Comunicação  análoga  

Um sinal análogo, usa a propriedade do dispositivo que esta a captar o Sinal áudio  para  enviar  a informação .No mundo de hoje aonde tudo esta conectado usando cablagem, os sinal análogo são enviados usando corrente eléctrica. Alguns dos componentes   inclui :

à Voltagem  electrica
àFrequencia electrica
àCorrente electrica.


 

  • Tipos de Sinalização em comunicações análoga:
Existem 3 tipos de sinalização para comunicações análogas nomeadamente:


  • Sinalizacao   informacional 

  • Sinalizacao  “ loop start  Ground start “

  • Sinalização de Endereço.

Cada circuito análogo  esta composto por pares de fios
um fio neutro  ,  sinal positivo da conexão  também conhecido  por  “Tip”.  O  outro sinal  negativo da conexão  também conhecido por “Ring”. 




SAP -Website ( Final )

Cliente : SAP

SAP -A Sociedade Angolana de Pediatria  é uma pessoa colectiva de carâcter voluntário, nacional, sem fins lucrativos, dotada de personalidade jurídica com autonomia, administrativa e financeira.
Tecnologias usadas : Adobe photoshop 7.0 ,Macromedia Dreamweaver,Macromedia Flash

sábado, 2 de abril de 2011

Nextel Angola -Banners Demos..

 Banner_01... Dimensao 799 x 166.


Banner_01.(Preto ) Dimensao 799 x 166.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Banner_02 Dimensao 800 x 166 :

Banner_03 Dimensao 797 x 166 :

NB1:Formato das imagens: GIF , razao pela qual existem uma consideravel perca de resolucao , e qualidade.
NB2: Nenhum banner esta animado , sao completamente estaticos .

Brevemente Postarei as imagens do  Footer
------------------------------------------------------------------------------------
Tecnologia Usada : Adobe Photoshop 7.0.1

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Analise do Website da Nextel Angola



Contras:

  • Exitem 4 botões de menus , nomeadamente  Quem somos, Soluções , Parcerias , Home
  • Muito conteúdo repetitivo e.g: serviços , parcerias , etc.
  • Website esta muito estático, e não intuitivo
  • Imagens vulgares e de conteúdo não relacionado a empresa e seus serviços
  • .Conteúdo desactualizado
  • Eficiência : algumas imagens encontram-se no formato JPEG , que e bastante pesado isto torna o acesso as paginas bastante vagaroso, sugiro que convertemos as imagens todas para GIF que e o formato recomendado para as imagens.


Prós  :

  • .. Layout parece-me satisfatório,  e permite uma fácil usabilidade
  • O banner (flash)e animação, parece-me bem feito e criativa e não vejo necessidade de alteração .
  • Harmonia nas cores do site.

-------------------------------------------------
Melhoramentos posteriores

- Helpdesk
Implementar um serviço de helpdesk para interagir directamente com cliente
isto centralizara mais as actividades da empresa e os clientes .

- Extranet:
Implementar um serviço de login para para acessar a intranet interna da empresa se esta tiver uma.

Url do site:http://nextelangola.com