terça-feira, 19 de abril de 2011

Dia 02.CCNA Voice

Tópico : Perspectiva da Telefonia antes da Convergência

Lição
: Sinalização (Continuação) & Comunicação análoga versus Digital

  • Sinalização ( Cont)

Sinalização de endereço:


  • Problemas com Sinalização análoga

  • Comunicação análoga versus Digital 

      Alguns dos problemas com comunicação análoga inclui :
      Degradação  ( Perca de sinal)
    o uso de repetidores para aumentar a cobertura do sinal  , regenera a voz , também
amplifica o sinal de barulho ( Noise ).
     
      A aglomeração de fios torna-se difícil  para manter  . um solução para envio de chamadas múltiplas  usando uma única linha torna-se necessária .Comunicação digital vem para responder a essa demanda.

  • Digitalização (Processo de conversão de análogo para Digital)
O Processo de conversão de sinal análogo a digital  inclui :

1. Samplagem do Sinal
2. Quantizacao  do sinal
3. Encodificacao do sinal quantizado em formato binário
4. Comprimir o “Sample” para conservar largura de faixa  (Opcional)


O sinal Digital usa números par representar os níveis de voz , em vez de usar sinais eléctricos (análoga)  .

Extra Bónus  (Curiosidade):
Como vocês já sabem que eu estou ligado ao mundo da musica ,  já aqui falando de samplagem , e  sinal análogo e digital não resisti em fazer uma pequena  pesquisa  sobre o que acontece durante o processo de Mistura e Masterizacao de uma musica, ou Som.
Como o próprio nome diz é misturar, juntar todos os instrumentos e vozes ao mesmo tempo. Na gravação são usados vários canais: do canal 1 ao 16 do 16 ao 32 etc.
Em mistura estéreo, que é a mais utilizada para a gravação de CD, todos os instrumentos devem actuar no máximo em dois canais (estéreo). Quando falamos em estéreo é preciso pensar numa imagem estéreo, o que é isto?
Sentados de frente a duas colunas acústicas, temos o lado esquerdo, o direito, o centro e também todos os pontos entre o esquerdo e o direito. Existe também a profundidade, ou seja, o som de um determinado instrumento pode estar na frente ou atrás. Como experiência ouve um CD bem ao meio das colunas acústicas e tenta observar de olhos fechados todos esses pontos e repara todas as sensações que uma boa mistura oferece.
Os principais parâmetros são: Pan, Volume, Equalização, Efeitos, Ouvido Tempo.

Pan :
Define em que lado são colocados os instrumentos.
Na mistura é importante Ter um pan balanceado. Não deve “pesar” em nenhum dos lados e assim, em geral, os graves ficam ao centro ou próximo do centro.
Quando há dois instrumentos harmónicos a tocarem a mesma harmonia é prudente inverter o pan de ambos. Por exemplo, a primeira guitarra um pouco para a esquerda e a segunda guitarra um pouco para a direita.

Volume :
O nível do volume é muito importante. Normalmente a voz fica na frente e os instrumentos ficam noutro plano.
Para iniciar bem uma mistura, deve-se começar com um instrumento que faça a base da música , bateria, percussão o piano ou a viola em certos casos e ir aumentando cuidadosamente. Cada mistura é diferente é diferente da outra..

Igualização :
É onde se timbram os instrumentos deixando-os mais graves, agudos ou médios. Muitas vezes, na mistura o mais importante é o instrumento soar bem junto de outros, portanto , sempre ouve os instrumentos juntos para tirares uma conclusão durante a mistura.

Efeitos :São os efeitos que provocam a sensação de profundidade na mistura. Reverb, Chorus, Flange e Delay são normalmente os mais usados, mais há milhares deles.
Ouvido :Este é o principal instrumento a ser usado, pois é dele que tiramos todas as sensações. Procurem sempre esquecer a parte técnica, no acto das audições é preciso que a música soe bem e que ouçam todos os instrumentos. Caso isto não aconteça, parem algum tempo para descansar e recomecem num outro dia. Provavelmente essa música já soará de forma diferente, analisem sempre tudo ao pormenor.

Masterizacao

Para uma boa mistura o tempo é fundamental, requerendo pelo menos duas horas por música( tema); menos que isso, só em raras excepções. Em alguns casos, o tempo pode chegar a oito horas ou até mais.
Depois de feita a mistura das músicas é prudente gravar um CD e levá-lo para ouvir com cuidado todas as músicas, aproveita escolhe a ordem dos temas e certifica de que não há mais nada a fazer. Caso haja algo a fazer, não desesperes é normal faz parte do processo. O importante antes de masterizar é ter a certeza de que não há mais alterações nas misturas dos temas.

NB:
Este artigo esta imcompleto e sera actualizado em oportuno momento

 

Sem comentários:

Enviar um comentário